Com o objetivo de atrair e reter o talento dos jovens qualificados, bem como apoiar a sua autonomização, o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) lançou o programa “Avançar”. Este programa consiste na concessão, à entidade empregadora, de um apoio financeiro à contratação sem termo, a tempo completo, de jovens desempregados, inscritos no IEFP, com qualificação de nível superior, e cujo ordenado estabelecido no contrato de trabalho seja igual ou superior a 1330 euros. Os jovens contratados também passam a receber uma bolsa mensal de 150 euros paga pelo IEFP durante um ano.
O apoio financeiro concedido às empresas varia entre 8,6 mil euros e 12,4 mil euros, acrescidos de descontos de 50% das contribuições para a segurança social.
O programa prevê ainda um conjunto de majorações do apoio financeiro à contratação a aplicar sempre que esteja em causa a contratação de jovem com deficiência e incapacidade, posto de trabalho localizado em território do interior, quando a entidade empregadora seja parte de instrumento de regulamentação coletiva de trabalho, quando esteja em causa a contratação de jovem qualificado que esteja em situação de desemprego de longa duração e, ainda, a contratação de jovens qualificados do sexo sub-representado na profissão
Para mais informações, aceda aqui.