Se é trabalhador independente, prepare-se para mudanças no portal de faturação da Autoridade Tributária (AT). Na semana passada, o sistema foi atualizado com novas funcionalidades que prometem tornar a emissão de faturas mais prática e eficiente.
O que há de novo?
Faturação com diferentes taxas de IVA
Agora, é possível incluir na mesma fatura serviços com diferentes taxas de IVA. Por exemplo, se trabalha no setor do alojamento local, pode faturar o alojamento (sujeito a IVA) e a taxa turística (isenta de IVA) no mesmo documento. Esta mudança vem facilitar o processo, permitindo que tudo seja emitido num único recibo verde.
Fichas de produtos e serviços
Se a sua atividade envolve a emissão de faturas para os mesmos produtos ou serviços, pode agora criar fichas de produtos e serviços. Com esta ferramenta, basta guardar a descrição e referência dos itens, simplificando ainda mais a emissão das suas faturas.
Criação de fichas de clientes
Para quem emite faturas regularmente aos mesmos clientes, a AT introduziu a funcionalidade de criar fichas de cliente. Isto significa que já pode guardar informações como o NIF, nome e morada do cliente, agilizando o preenchimento de futuros recibos. Esta funcionalidade é especialmente útil para profissionais que prestam serviços recorrentes, como advogados e freelancers.
Benefícios
Estas novas funcionalidades vêm com o objetivo de tornar o processo mais ágil e organizado. Além de poupar tempo na emissão de faturas, o sistema permite que concentre as suas atividades recorrentes de forma mais eficiente. Embora possa haver alguma curva de aprendizagem, o novo portal promete ser intuitivo e fácil de usar após as primeiras utilizações.
Mantenha-se atualizado com estas melhorias e aproveite as novas ferramentas para gerir melhor o seu negócio!