A medida “Cheque — Formação + Digital”, é uma iniciativa que se enquadra na medida Emprego + Digital e que permite a qualquer trabalhador, independentemente da natureza do seu vínculo contratual e da situação em que esteja no mercado de trabalho, beneficiar de um cheque, no montante de até 750 eurospara fazer uma ação de formação em competências digitais à sua escolha.

O cheque visa apoiar e incentivar o desenvolvimento de competências e qualificações no domínio digital dos trabalhadores e promover a manutenção do emprego, a progressão no mercado de trabalho, o reforço da qualificação e da empregabilidade, preparando os trabalhadores para as alterações que a transição digital tem provocado em todos os setores de atividade.

Este programa faz parte de um conjunto de três medidas que receberão um investimento total de 94 milhões de euros no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) e estima abranger 25 mil trabalhadores.

– Trabalhadores de uma empresa/entidade empregadora (trabalhadores por conta de outrem);
– Trabalhadores Independentes com rendimentos empresariais ou profissionais;
– Empresários em Nome Individual;
– Sócios de Sociedades Unipessoais

A formação deve ter como prioritárias as seguintes áreas formativas:

– Ferramentas de produtividade e colaboração;
– Comércio Digital – estratégia de empresa & operacionalização;
– Cibersegurança e segurança informática;
– Gestão de redes sociais;
– UX/UI Design;
– Análise de dados;
– Business Intelligence;
– Linguagens de Programação;
– Robótica
– CRM;
– Sistemas de automação;
– Indústria 4.0.

apoio máximo a atribuir por destinatário e por ano, independentemente do número de candidaturas e da carga horária total de cada uma das ações de formação profissional visada nas mesmas é de 750 euros.

São aprovadas candidaturas até ao limite anual da dotação orçamental.

A Medida “Cheque-Formação + Digital” tem um regime de candidatura aberta. A candidatura é efetuada por submissão eletrónica, através do portal iefponline – a disponibilizar em breve.