O Governo anunciou um pacote de mais de dez medidas com o intuito de impulsionar o investimento de empresas do setor do Turismo nos concelhos do interior do país. Duas destas novas medidas serão lançadas ainda este mês e proporcionarão novas oportunidades para o setor.

Uma destas medidas é a “Linha Mais Interior Turismo”, que disponibilizará uma verba de 20 milhões de euros para apoiar projetos turísticos de natureza pública. Destinada a entidades públicas e privadas sem fins lucrativos, a linha pretende fomentar o investimento em iniciativas como passadiços, requalificação de patrimónios, praias fluviais, melhorias em museus ou a criação de rotas turísticas.

Através deste programa, as empresas terão acesso a subsídios não reembolsáveis que podem atingir até 70% do investimento elegível, com um limite máximo de 400 mil euros por projeto.

Além disso, também será lançada a linha de microcrédito “Mais Interior Turismo”, com um orçamento de 15 milhões de euros para apoiar novos negócios de PMEs e microempresas atuantes em regiões do interior.

Essa linha oferece financiamento de até 90% dos custos elegíveis sem juros, com um limite de 30 mil euros por empresa.

As empresas podem candidatar-se a esse crédito para projetos que vão desde a renovação de um restaurante, a melhoria de uma loja de artesanato até a criação de uma empresa de turismo cultural ou de excursões na natureza.