Foi publicado o plano de abertura de candidaturas ao Compete 2020, de apoio ao investimento empresarial. Pode consultar o plano para os próximos 12 meses aqui.
Este plano permite saber, com a devida antecedência, as datas em que estarão disponíveis os diversos apoios contemplados no Compete 2020.
As categorias gerais de investimento a serem apoiadas são semelhantes às que existiam no QREN, sendo as seguintes:
– Inovação Empresarial e Empreendedorismo: apoia investimentos direcionados para a inovação produtiva (inovação de produto, processo, marketing ou organizacional) e para a criação ou desenvolvimento de empresas. Os apoios (até 75% do investimento) são maioritariamente reembolsáveis, com um prazo total de reembolso de 8 anos, sem juros e com carência de capital de 2 anos. O apoio reembolsável pode ser convertido em não reembolsável em função do cumprimento dos prazos e das metas definidas, podendo esta conversão ser de até 50% do valor apoiado. Os investimentos elegíveis são diversos e incluem a compra de equipamentos produtivos, equipamentos administrativos, estudos, projetos ou formação;
– Qualificação e Internacionalização das PME: apoia investimentos que permitam reforçar a capacitação empresarial das PME, nomeadamente os direcionados para a internacionalização/exportação. Os apoios são não reembolsáveis, com percentagens de até 45% para os investimentos gerais de projetos individuais. Os investimentos elegíveis são diversos e incluem a compra de equipamentos (não produtivos), software, participação em feiras, serviços de consultoria especializados ou custos de internacionalização;
– Investigação e Desenvolvimento Tecnológico: apoia investimentos em investigação e desenvolvimento, para o desenvolvimento de novas tecnologias ou produtos. Os apoios são não reembolsáveis até 1 milhão de euros e reembolsáveis na parte que exceder este valor (com prazo total de reembolso de 7 anos e 3 anos de carência). Os investimentos elegíveis são diversos e incluem os custos com pessoal afeto a atividades de I&D, a aquisição de patentes ou o custo com certificações.
Como é possível perceber pelo plano de abertura de candidaturas publicado, já em Março estarão disponíveis a grande maioria dos apoios principais do Compete 2020, sendo que os avisos de abertura de dois deles já foram mesmo lançados, pelo que as empresas já se podem candidatar a estes apoios. Os avisos já publicados referem-se à I&D e Inovação Produtiva em regime contratual (para grandes projetos, com investimentos superiores a 10 e 25 milhões de euros respetivamente).
A nossa equipa irá apoiá-lo nestas candidaturas. Contacte-nos!