
Estão abertas as candidaturas ao Sistema de Incentivos Fiscais à I&D Empresarial (SIFIDE) para o ano fiscal de 2024, permitindo às empresas obter benefícios fiscais através da dedução de despesas de investigação e desenvolvimento (I&D) ao Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas (IRC).
O prazo para submissão das candidaturas vai até 31 de maio de 2025.
Saiba mais sobre este sistema de incentivos abaixo:
Qual o objetivo?
O objetivo deste incentivo é aumentar a competitividade das empresas nacionais, incentivando a inovação e o desenvolvimento tecnológico, além de reforçar a capacidade das empresas de se diferenciarem no mercado global.
Além disso, as empresas podem beneficiar de uma maior flexibilidade na utilização do crédito fiscal, podendo ser usado para compensar IRC ou, em alguns casos, ser reembolsado.
Em que consiste?
Este sistema visa apoiar as empresas que realizam atividades de I&D em Portugal, proporcionando um crédito fiscal com base nos investimentos feitos nessa área.
A dedução pode ser feita em duas partes sendo elas cumulativas: uma dedução de 32,5% das despesas correntes e 50% das despesas com investimentos em I&D, como por exemplo equipamentos e tecnologia.
Quais os requisitos?
Para usufruir do benefício, as empresas devem preencher um formulário específico (obtido no site oficial da ANI) e submeter um Mapa de Despesas detalhado, que deve ser assinado por um Contabilista Certificado.
Informações das candidaturas: clicar aqui
Como a Norporgest - Consultores pode ajudar a sua empresa?
A submissão de candidaturas ao SIFIDE pode ser um processo exigente, que requer conhecimento especializado para garantir o cumprimento de todos os requisitos. Nós apoiamos as empresas na elaboração da candidatura, na preparação da documentação necessária e no preenchimento do formulário.
Se a sua empresa pretende beneficiar deste incentivo, entre em contacto com a Norporgest para obter um acompanhamento especializado.